A COVID-19 perturbou a indústria do turismo e paralisou o mundo.
Pela primeira vez na história, quase 90% da população mundial vive agora em países com restrições de viagem. As companhias aéreas, as agências de viagens e a indústria do turismo no seu conjunto estão entre as mais afectadas.
Iremos viajar novamente, mas não será a mesma coisa durante algum tempo. Mesmo que as fronteiras sejam reabertas, os viajantes terão de ter a certeza de que o embarque num avião é seguro e de que podem entrar no país de destino.
Terão de estar em vigor novos protocolos e sistemas de segurança sanitária, e estes terão ainda de ser definidos.
A mudança mais imediata e talvez mais visível será a transição para
viagens sem contacto, desde o passeio do aeroporto até ao check-in no hotel. Mesmo com os protocolos de limpeza rigorosos em vigor, o intercâmbio de documentos de viagem e superfícies de contacto através do check-in, da segurança, do controlo das fronteiras e do embarque continua a representar um risco significativo de infecção, tanto para os viajantes como para o pessoal.
Entrarão em jogo opções sem contacto, incluindo tecnologias para entrada de dados e digitalização de documentos, evitando ao mesmo tempo o contacto e mesmo comandos de voz. Os passaportes em papel continuam a ser necessários como principal forma de identidade para os viajantes. Numa situação de ausência de contacto, a adopção de credenciais de viagem digitais normalizadas e de iniciativas será acelerada e adaptada a este novo contexto.
Certamente a curto prazo, as viagens serão mais
definidas por objectivo. Qualquer viagem de negócios terá de ser estritamente validada como uma actividade económica, com as empresas a limitarem o número de empregados que viajam por conta delas. Provavelmente, os países só abrirão as suas fronteiras onde, por boas razões e em condições de segurança, é possível deixar passar os viajantes. Isto pode significar vistos temporários e mais documentação que terá de levar consigo quando viaja.