As viagens nem sempre rimam com a ecologia. Mas ouvimos cada vez mais falar de "turismo responsável", que consiste em viajar tendo um impacto positivo nas populações locais e minimizando o impacto no ambiente. Os gestos simples ajudam a preservar o planeta. Aqui estão as nossas
10 dicas para uma viagem responsável:
1. Escolher os voos directos
Quando voar é a única opção, escolha o voo mais directo para o seu destino. Na verdade, as emissões de carbono mais importantes são as da descolagem e da aterragem. Pode também escolher uma companhia aérea que ofereça um programa de compensação de emissões de carbono.
2. Viajar com pouco peso
O peso da sua bagagem também desempenha um papel importante na pegada de CO2 do seu voo. Por isso, antes de partir, vamos ao essencial e levamos o mínimo.
3. Utilizar uma garrafa de água
Leve uma garrafa de água consigo quando viajar, visitar, caminhar... Vai poupar dezenas de garrafas de plástico e isso significa ser mais amigo do ambiente.
4. Escolher o creme solar certo
Se tiver a sorte de sair ao sol, opte por um creme que seja certificado como amigo do oceano. Muitos cremes protectores solares contêm nanopartículas que são prejudiciais ao ambiente e que são libertadas no mar quando se nada.
5. Ter um saco reutilizável
Para cada compra que fizer no local, esteja preparado e leve consigo um saco de plástico para evitar sacos de plástico.
6. Levar transporte público
Uma vez no local, utilizar transportes públicos. Especialmente na saída do aeroporto, muitas cidades têm vaivéns que lhe permitirão limitar as emissões de CO2.
7. Deslocar-se de bicicleta
Se tiver a possibilidade de alugar bicicletas, faça-o. Tornará a sua visita à cidade ainda mais agradável. Além disso, evita engarrafamentos e a bicicleta é fácil de estacionar.
8. Escolher o alojamento certo
Favoreça uma habitação eco-responsável que limitará o seu consumo de energia. Lembre-se de olhar para os estabelecimentos rotulados.
9. Consumir localmente
Comer localmente irá reduzir o seu impacto ambiental e será ideal para uma bela imersão cultural. Sinta-se livre para navegar pelos mercados se houver algum e experimentar pratos em pequenos e típicos restaurantes. Coma no local e na estação!
10. Compre localmente
Certamente que comprará algumas recordações, mas evitará as armadilhas turísticas que foram feitas noutros países e depois importadas. Por isso, compre produtos locais, artesanais e de comércio justo.