Niederau, Áustria
No coração da Áustria, a aldeia de Niederau faz parte da área de esqui de Ski Juwel Alpbachtal Wildschönau e a área de Ski Juwel tem 109 km de encostas. Um serviço de autocarros gratuito, rápido e eficiente liga os vários elevadores.
Ideal para principiantes, esquiadores intermédios e snowboarders, os esquiadores mais experientes podem encontrar menos interesse e diversão.
A área é incrivelmente bonita, com muitas encostas arborizadas para explorar. Graças aos seus preços baixos, durante décadas tem sido um dos destinos favoritos dos esquiadores de toda a Europa que procuram umas férias de montanha de baixo custo (de facto, é possível encontrar muitos hotéis a preços acessíveis).
Bansko, Bulgária
Bansko é a estância de esqui mais moderna da Bulgária, com elevadores modernos e rápidos, mas é também uma das mais antigas!
A estância conheceu um boom no desenvolvimento imobiliário no início dos anos 90, com a construção de muitos hotéis e apartamentos localizados perto da gôndola (o único acesso à área de esqui).
Com o tempo, Bansko ganhou reputação como uma das melhores estâncias de esqui baratas da Europa. Para chegar a Bansko de avião vale a pena apanhar um voo para Sófia e chegar à estância de esqui de autocarro (cerca de 2 horas e 30 minutos).
Cauterets, França
Esquiar em França é geralmente sinónimo de "Alpes" mas existe uma opção muito mais barata sem sacrificar a qualidade das instalações: os Pirenéus.
Em Cauterets pode experimentar num total de 23 pistas, incluindo 2 para peritos, 8 para esquiadores avançados e 9 para esquiadores intermédios. Há também algumas escolas de esqui para aqueles que querem experimentar a sua mão na neve pela primeira vez.
Para aqueles que querem chegar a esta área por avião, o aeroporto de Toulouse é bem servido e fica a cerca de uma hora e meia de carro de Cauterets.
Poiana Brasov, Roménia
Localizada nas profundezas dos Cárpatos, Poiana Brasov é uma das principais estâncias turísticas da Roménia.
Com apenas 24 km de pistas (para um total de 12 pistas), Poiana Brasov não é certamente a maior das áreas de esqui, mas oferece algumas pistas agradavelmente longas e ofertas frequentes para esquiar à noite.
É certamente uma das melhores estações de esqui baratas da Europa e é também relativamente fácil de alcançar, uma vez que os voos para Bucareste são muito frequentes.
Sestriere, Itália
O local das competições do Campeonato Mundial de Esqui Alpino, Sestriere renovou as suas infra-estruturas para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006. Os 164 km da área de esqui de Sestriere tornam-se 400 km se se calcular o total da área de esqui de Vialattea, da qual Sestriere é o centro.
Ao longo dos anos tornou-se uma das mais famosas estâncias de desportos de Inverno dos Alpes.
Para chegar a Sestriere pode apanhar um voo para Turim e de lá chegar às instalações num curto espaço de tempo.
Jasna, Eslováquia
Jasna é a primeira estância de esqui na Eslováquia e é definitivamente uma das melhores estâncias de esqui baratas da Europa. Localizada a apenas 30 minutos do aeroporto de Poprad-Tatry, é muito fácil de alcançar.
A área de esqui tem 50 km de pistas com uma infra-estrutura de elevação surpreendentemente moderna, rápida e eficiente. Mas o que distingue Jasna são as áreas fora de pista. Estas variam de belas pistas de neve fresca, fáceis de seguir, a pistas desafiantes.
Pela sua relação qualidade/preço, a Jasna é um dos melhores destinos de férias de esqui de baixo custo na Europa. Não só é adequado para pequenos orçamentos, como também oferece grandes possibilidades de variar entre pista e fora de pista.